5 cuidados que você deve tomar após uma cirurgia urológica
Atualizado em 15 de julho de 2021 | Publicado em 16 de julho de 2021Por: Dr. Leonardo Ortigara
A cirurgia videolaparoscópica e robótica representam importantes avanços no tratamento de doenças urológicas, sobretudo do câncer de próstata. Apesar da eficácia e alta tecnologia utilizada nos procedimentos, o paciente precisa tomar alguns cuidados após a cirurgia urológica para contribuir com o sucesso da operação.
O médico pode reforçar e orientar cuidados de maneira individualizada após a cirurgia urológica, mas alguns cuidados são recomendados para todos os pacientes. Por isso, saber o que você deve ou não fazer durante o período pós-operatório é fundamental para sua plena recuperação.
Benefícios da cirurgia urológica robótica
O avanço da tecnologia e dos conhecimentos na área médica permitiram trazer inovações muito mais seguras, eficientes e modernas ao campo da cirurgia urológica. A videolaparoscopia e a cirurgia robótica são ótimos exemplos, sendo que esta última é considerada o procedimento mais avançado e preciso no tratamento do câncer de próstata.
A prostatectomia robótica, como também é chamada, é realizada com o auxílio de um robô capaz de fornecer imagens tridimensionais e ampliadas em até 20 vezes, além de oferecer precisão milimétrica nos movimentos robóticos. Vale lembrar que o robô não faz nada sozinho, todos os seus movimentos são controlados por um cirurgião especialista no uso do equipamento.
Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo e que utiliza tecnologia de ponta, a cirurgia robótica oferece benefícios significativos no período pós-operatório em comparação com a cirurgia aberta. Dentre eles, podemos citar:
- recuperação mais rápida;
- menor tempo de hospitalização;
- retorno à rotina em pouco tempo;
- menor risco de sangramento e complicações;
- preservação da função erétil e do sistema urinário na maioria dos casos.
Quais os cuidados após uma cirurgia urológica?
Normalmente, após a cirurgia, o paciente fica em observação hospitalar de 1 a 2 dias e pode retornar para casa após esse período. Durante a primeira semana, é necessário ficar com a sonda vesical implantada após o procedimento. Ela deverá ser retirada em consultório médico após 7 dias.
Em casa, os cuidados pós-operatórios da cirurgia urológica são importantes para evitar o risco de complicações e permitir que o paciente recupere seu bem-estar e qualidade de vida após a retirada do tumor ou qualquer outro tratamento que tenha sido realizado por meio da cirurgia.
A recuperação depende de fatores relacionados à individualidade de cada paciente, à doença tratada e à capacidade técnica do cirurgião. Para auxiliar na recuperação, os principais cuidados recomendados são:
1. Evitar esforço por 30 dias
Um dos cuidados após cirurgia urológica mais importantes é evitar qualquer esforço físico que exija força, como carregar peso ou empurrar objetos pesados, por cerca de 30 dias. Durante esse período, também é recomendado que o paciente repouse, por isso é importante tirar licença do trabalho e não dirigir.
No entanto, o repouso absoluto também deve ser evitado. A recomendação é que o paciente faça pequenas caminhadas diariamente dentro de casa para auxiliar na melhora da tonicidade dos músculos e evitar a formação de coágulos.
2. Manter uma alimentação balanceada
A alimentação balanceada é uma das recomendações gerais para o pós-operatório de qualquer cirurgia, sendo assim, também é um dos cuidados após cirurgia urológica que você deve colocar em prática. O ideal é fazer refeições leves e saudáveis, além de procurar ingerir ao menos 2 litros de água por dia.
3. Não praticar atividade física por 60 dias
Atividades físicas mais leves, como caminhadas de curta e média distância, podem ser realizadas após o primeiro mês. Já as atividades mais intensas só são liberadas 60 dias depois da realização da cirurgia ou no prazo estipulado pelo médico.
4. Realizar os exercícios da musculatura pélvica
Desde a alta hospitalar, é importante realizar os exercícios da musculatura pélvica de acordo com as orientações médicas. Esses exercícios auxiliam na preservação do controle urinário e contribuem para um retorno mais rápido da capacidade de controle sobre a micção.
5. Fazer a rotina de acompanhamento
Após a cirurgia, o médico determinará o cronograma sugerido para exames e testes de acompanhamento, principalmente no caso de tratamento contra câncer de próstata. É importante realizar todos os procedimentos solicitados e comparecer ao retorno no consultório conforme necessidade médica. Durante as consultas de acompanhamento, o paciente deve expor qualquer problema ou incômodo que possa estar sentindo.
Recuperação do controle urinário e capacidade de ereção após uma cirurgia urológica
A grande vantagem da cirurgia robótica é que ela permite que o paciente preserve o controle sobre a micção e a capacidade de ereção natural, na grande maioria dos casos. No entanto, é natural que nos primeiros meses haja algum descontrole dessas funções.
Geralmente, a recuperação do controle urinário ocorre de 3 a 6 meses após a cirurgia. Contudo, dependendo do grau de incontinência, esse período pode se estender por até 1 ano.
A recuperação da ereção pode ocorrer nos primeiros meses ou demorar até 2 anos. O tempo de recuperação varia de acordo com a idade do paciente, cuidados no pós-operatório, função sexual antes da cirurgia, dentre outros. De maneira geral, pacientes mais jovens e com função plena antes do procedimento tendem a ter uma recuperação mais rápida.
Continue acompanhando minhas dicas, conteúdos e atualizações sobre urologia nos meus perfis do Facebook e Instagram.
Dr. Leonardo Ortigara
Categorias
Câncer de Próstata (25) >
Impotência sexual (19) >
Incontinência urinária (14) >
Litíase renal (3) >
Notícias (23) >
Reversão de Vasectomia (3) >