Tudo sobre o tratamento com laser para HPB
Atualizado em 20 de setembro de 2023 | Publicado em 20 de setembro de 2023Por: Dr. Leonardo Ortigara
A hiperplasia prostática benigna (HPB) consiste no aumento benigno do tamanho da próstata. Apesar de não ser considerada um fator de risco para o câncer, pode provocar complicações. O tratamento com laser para HPB é empregado, justamente, como uma terapêutica promissora para pacientes portadores dessa condição com sintomas clínicos graves.
Neste artigo, mostramos como a técnica funciona, quando é indicada e quais são suas vantagens em relação a outros tratamentos cirúrgicos. Veja, também, onde realizá-la em Balneário Camboriú e Itajaí (SC), com toda segurança. Boa leitura!
O que a hiperplasia prostática benigna pode provocar?
A HPB é uma doença progressiva, que pode levar à obstrução da saída da bexiga. Nesses casos, sem o devido tratamento, costuma provocar sintomas significativos no sistema urinário, prejudicando as atividades diárias, o padrão de sono e a qualidade de vida. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), é isso que ocorre com, aproximadamente, 30% dos homens com o problema.
Sendo assim, a abordagem terapêutica é imprescindível e deve ser conduzida pelo médico urologista, sempre de maneira individualizada. Vale destacar, ainda, que as chances de portadores de HPB precisarem de tratamento aumentam consideravelmente com o avanço da idade.
Para defini-lo, o especialista na área leva em conta o tamanho da próstata e outras questões anatômicas. Ao mesmo tempo, avalia a intensidade dos sintomas e considera a presença de eventuais comorbidades no paciente.
Como é o tratamento com laser para HPB?
O tratamento com laser para HPB é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva. Ele é indicado para pacientes com sintomas moderados a graves, geralmente, com alto risco de complicações.
Para realizá-lo, emprega-se o laser HoLEP (Holmium Laser Enucleation of the Prostate), o qual possibilita ressecar o tecido prostático aumentado sem lesionar os tecidos saudáveis adjacentes. Também chamado de laser de hólmio, a tecnologia consiste no uso de uma luz concentrada, capaz de gerar uma fonte de calor intensa e precisa.
A execução do procedimento leva entre uma e três horas. Ele é realizado em centros cirúrgicos, geralmente, em regime ambulatorial. No que diz respeito à anestesia, ela costuma ser geral ou sedação.
Quais são as vantagens em relação às outras técnicas?
O tratamento com laser para HPB é uma solução segura, relativamente simples, efetiva e duradoura. Entre as vantagens do procedimento em comparação a outros métodos cirúrgicos para HPB (como a ressecção transuretral da próstata e a prostatectomia aberta), destacam-se:
- máxima precisão na retirada do tecido prostático aumentado;
- rapidez no alívio dos sintomas, pois o fluxo urinário é prontamente reequilibrado, diminuindo em volume e frequência;
- baixo risco de sangramento, o que é especialmente importante para quem faz uso contínuo de medicamentos que afinam o sangue, algo bastante comum entre os homens mais velhos;
- menor tempo de internação hospitalar, sendo que a maioria dos pacientes recebe alta no mesmo dia ou, no mais tardar, na manhã seguinte;
- recuperação mais rápida e menos incômoda.
Além disso, é preciso destacar que o tratamento com laser para HPB é uma abordagem completa, que remove todo o tecido prostático aumentado. Dessa forma, as chances do paciente necessitar de futuras intervenções na glândula (as chamadas cirurgias de acompanhamento) são mínimas.
No entanto, mesmo após o procedimento considerado bem-sucedido, deve-se manter o acompanhamento de rotina com o urologista. Para isso, basta ir às consultas periódicas, realizadas após seis semanas da cirurgia, ao completar três meses e depois de seis meses.
Passado esse período inicial, os check-ups urológicos costumam se tornar anuais. Mas, dependendo das condições clínicas individuais, o especialista pode solicitar um acompanhamento mais frequente.
Onde realizar o tratamento com laser para HPB?
Quem tem indicação (ou deseja saber se teria) e quer realizar o tratamento com laser para HPB em Santa Catarina, pode contar com a expertise do Dr. Leonardo Ortigara. Urologista clínico e cirurgião, ele é especialista em técnicas urológicas minimamente invasivas de última geração, empregando o que há de melhor para os seus pacientes.
Caso tenha disponibilidade para vir até Balneário Camboriú ou Itajaí, marque uma consulta na Uroclínica Santa Catarina e faça uma avaliação individualizada! Para agendá-la, entre em contato pelo WhatsApp da clínica.
Além disso, aproveite para seguir o Dr. Leonardo no Facebook e Instagram e confira diversas dicas e soluções em prol da saúde e bem-estar masculinos!
Dr. Leonardo Ortigara
Categorias
Câncer de Próstata (25) >
Impotência sexual (19) >
Incontinência urinária (14) >
Litíase renal (3) >
Notícias (23) >
Reversão de Vasectomia (3) >