Saúde do idoso: guia da qualidade de vida urológica
Atualizado em 25 de setembro de 2024 | Publicado em 8 de outubro de 2024Por: Dr. Leonardo Ortigara
A saúde do idoso depende de cuidados com o organismo como um todo, incluindo o trato geniturinário (que compreende os rins, ureteres, bexiga e uretra). Dessa forma, pode-se prevenir, ou identificar precocemente, problemas urológicos comuns na terceira idade, como incontinência urinária, infecção urinária, hiperplasia prostática benigna, disfunção erétil, entre outros.
Neste artigo, falamos mais sobre essas condições e mostramos como evitá-las ou, pelo menos, detectá-las antes de se agravarem. Além disso, explicamos o que pode ser feito para cuidar da saúde do idoso de maneira integral e favorecer sua qualidade de vida. Confira!
Quais são as principais doenças urológicas da terceira idade?
A chegada na terceira idade implica em uma série de mudanças para o trato geniturinário. Sabe-se, por exemplo, que a função renal diminui na maioria das pessoas, embora ainda seja capaz de satisfazer as necessidades do organismo. Entretanto, para isso os rins precisam trabalhar próximos de sua capacidade máxima.
Dessa forma, eventuais problemas, mesmo que pequenos, podem levar à insuficiência renal. É o caso, por exemplo, da ocorrência de infecções urinárias recorrentes, um distúrbio comum em idosos.
Outras alterações frequentes são a diminuição do volume de urina que a bexiga consegue conter e a urgência urinária (redução do tempo que a pessoa consegue retardar a micção). Como resultado, podem ocorrer episódios de incontinência urinária e, devido à urina residual presente na bexiga, infecções do trato urinário.
No caso dos homens, ocorre, também, a mudança na próstata, que aumenta com o avanço da idade. Sabe-se que a hiperplasia prostática benigna (HPB) pode causar o bloqueio e a retenção do fluxo urinário, desencadeando, possivelmente, futuros problemas renais.
Por fim, outro problema urológico bastante comum é a disfunção erétil. Ainda que não seja exclusiva de idosos, estima-se que sua incidência dobre em homens com idades entre 60 e 69 anos e triplique após os 70. Entre eles, as principais causas da impotência sexual são a queda no nível de testosterona e as comorbidades, como doenças cardiovasculares, diabetes e doenças neurológicas.
Como prevenir ou detectar, precocemente, essas e outras condições?
A melhor forma de prevenir ou detectar, em tempo oportuno (antes que se agravem), essas e outras doenças é comparecendo às consultas regulares com o urologista. Geralmente, as visitas de rotina são anuais, mas a frequência pode ser menor, conforme as necessidades individuais.
Além disso, deve-se procurar o especialista sempre que notar algum sintoma ou alteração, possivelmente, relacionado(s) aos órgãos geniturinários. Afinal, é ele que cuida do aparelho urinário masculino e feminino, assim como da saúde sexual dos homens.
Para avaliar cada quadro, o urologista faz uma anamnese detalhada, realiza alguns exames físicos e, se necessário, solicita exames complementares (laboratoriais e/ou de imagem). Assim, pode indicar medidas para prevenir problemas ou, caso já estejam instalados, recomendar tratamentos específicos.
Como cuidar da saúde do idoso, tanto urológica como de maneira integral?
Existem diversas formas de tratar as doenças urológicas mais comuns em idosos, cujas abordagens variam conforme o quadro individual. Por exemplo:
- para a infecção urinária, deve-se tomar o antibiótico indicado e algum analgésico, para aliviar a dor;
- incontinência urinária, pode-se recomendar o uso do esfíncter artificial ou do marcapasso neural (ou marcapasso de bexiga), dispositivos implantados cirurgicamente;
- para a HPB, pode-se indicar o iTind, um dispositivo (inserido sem incisão) que promove a remodelação da próstata, ou a cirurgia a laser HoLEP;
- disfunção erétil, pode-se eliminar os fatores de risco e/ou recorrer ao uso de medicamentos, à terapia por ondas de choque ou ao implante de prótese peniana inflável.
Saiba mais em: Conheça os tratamentos para disfunção erétil
Com unidades em Itajaí e Balneário Camboriú, SC, o urologista Dr. Leonardo Ortigara oferece esses e outros procedimentos terapêuticos seguros, inovadores e altamente eficazes. Caso resida na região, conte com ele para cuidar da sua saúde urológica e ter mais qualidade de vida.
Para encerrar, vale destacar que a saúde do idoso também depende de medidas em prol da saúde integral. Essas incluem beber bastante água, não fumar, evitar o álcool, alimentar-se de forma saudável, praticar atividades físicas regularmente, dormir bem, minimizar o estresse, entre outras. Além disso, como mencionado, é muito importante fazer os check-ups médicos periodicamente e seguir as orientações dos especialistas!
Esperamos que o artigo tenha sido útil. Para saber mais sobre saúde urológica acompanhar as novidades terapêuticas, siga o Dr. Leonardo no Facebook e Instagram!
Dr. Leonardo Ortigara
Categorias
Câncer de Próstata (25) >
Impotência sexual (20) >
Incontinência urinária (14) >
Litíase renal (3) >
Notícias (24) >
Reversão de Vasectomia (3) >