Onde realizar HoLEP em Itajaí?
Atualizado em 16 de fevereiro de 2025 | Publicado em 28 de março de 2025Por: Dr. Leonardo Ortigara
Quem precisa realizar a cirurgia a laser HoLEP em Itajaí, SC, pode contar com a expertise do Dr. Leonardo Ortigara. Nosso especialista é cirurgião urológico com vasta experiência na realização de procedimentos minimamente invasivos para tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB) e de outros problemas.
Neste artigo, entenda como é o procedimento e conheça suas vantagens. Saiba, também, onde realizar o laser HoLEP em Itajaí. Boa leitura!
O que é a cirurgia a laser HoLEP?
A sigla HoLEP vem de Holmium Laser Enucleation of the Prostate — termo traduzido como “laser de hólmio para enucleação da próstata”. Esse nada mais é do que um feixe de luz concentrado, responsável por gerar uma fonte de calor potente e precisa.
O procedimento é indicado, principalmente, para quadros de próstata severamente aumentada, com obstrução da saída da bexiga e, consequentemente, sintomas urinários importantes. É o caso, por exemplo:
- da dificuldade para começar a urinar e/ou redução da força do jato urinário;
- de interrupções no fluxo miccional, com sensação de esvaziamento incompleto;
- do gotejamento após urinar;
- do aumento da frequência urinária e/ou sensação de urgência miccional;
- da noctúria (precisar se levantar várias vezes, durante a noite, para urinar).
Vale destacar que, se não for adequadamente tratada, a HPB leva à retenção urinária refratária (urina retida na bexiga), podendo provocar complicações graves. Entre elas, incluem-se o risco aumentado para infecções redicivantes do trato urinário e para o surgimento de cálculos (pedras nos rins, bexiga ou uretra).
Outras possíveis indicações são quando o tratamento clínico da HPB não gerou o resultado esperado ou quando o paciente não aceitou realizá-lo, preferindo um tratamento “ativo”. Nesses casos, pode-se conversar com o urologista responsável sobre o desejo de realizar o laser HoLEP.
Como é o procedimento?
A cirurgia a laser de hólmio é minimamente invasiva. O procedimento consiste na separação e remoção suave do tecido prostático excessivamente aumentado, sem causar danos no tecido saudável adjacente.
A técnica é realizada através da uretra (sem a necessidade de cortes), sob anestesia locoregional ou sedação. Em média, o procedimento dura de 1 a 3 horas, dependendo do tamanho da área a ser ressecada.
Após retirar todo o excesso de tecido prostático, o cirurgião urológico envia o material para a análise laboratorial. Assim, pode-se examiná-lo para outras condições, inclusive, para o câncer de próstata.
Como é o pós-procedimento?
Após o procedimento, os pacientes sentem uma melhora imediata dos sintomas urinários associados à HPB. Isso leva, por exemplo, ao aumento no fluxo urinário e à redução da necessidade de urinar com frequência.
Sem os antigos incômodos, há uma considerável melhora no bem-estar e na qualidade de vida. No entanto, mesmo sem apresentar problemas, é preciso manter o acompanhamento urológico de rotina, seguindo a periodicidade recomendada pelo médico.
Em média, as consultas pós-operatórias começam após seis semanas, depois ao completar três meses, em seguida com seis meses e, por fim, tornam-se anuais. Mas, dependendo das condições clínicas individuais, o acompanhamento pode ser mais frequente.
Quais são os benefícios da técnica?
A cirurgia a laser HoLEP é considerada segura e eficiente, apresentando altas taxas de sucesso em comparação aos demais tratamentos cirúrgicos para HPB. Por ser minimamente invasiva, a técnica oferece baixo risco de sangramento e tem um menor risco de complicações. Assim, exige um menor tempo de internação hospitalar — a maioria dos pacientes tem alta no mesmo dia ou na manhã seguinte.
Além disso, outro aspecto favorável é que a técnica permite que o cirurgião urológico remova todo o tecido aumentado, promovendo um tratamento completo. Dessa forma, as chances de necessitar de cirurgias de acompanhamento, comuns em outros tratamentos para HPB (como a ressecção transuretral da próstata e a prostatectomia aberta), diminuem consideravelmente.
Aprofunde-se sobre o assunto em: 3 tratamentos minimamente invasivos para aumento da próstata
Onde realizar HoLEP em Itajaí?
Apenas centros cirúrgicos altamente especializados oferecem a possibilidade de realizar o laser HoLEP em Itajaí, Balneário Camboriú ou em outras cidades da região. Se o seu urologista recomendou o tratamento da HPB e você está em busca de um especialista para executá-lo, conte conosco. Agende uma consulta para que o Dr. Leonardo possa avaliar seu caso pessoalmente!
Ainda tem dúvidas a respeito? Entre em contato para que possamos esclarecê-las! Nossa equipe está à sua disposição!

Dr. Leonardo Ortigara
Categorias
Câncer de Próstata (25) >
Impotência sexual (21) >
Incontinência urinária (15) >
Litíase renal (3) >
Notícias (25) >
Reversão de Vasectomia (3) >