O panorama da cirurgia robótica no Brasil
Atualizado em 18 de março de 2022 | Publicado em 16 de setembro de 2021Por: Dr. Leonardo Ortigara
Em 1999, a medicina alcançava um novo marco em sua história: o uso do robô Da Vinci para a realização de procedimentos cirúrgicos. Desenvolvida nos Estados Unidos, a cirurgia robótica no Brasil começou em 2008, trazendo importantes benefícios em tratamentos urológicos e de outras especialidades médicas.
O que é e quais são os benefícios da cirurgia robótica?
Considerada um dos maiores avanços na área cirúrgica das últimas décadas, a cirurgia robótica é um procedimento minimamente invasivo realizado com o auxílio de um robô. Para a realização do procedimento, são feitas pequenas incisões na região abdominal do paciente, por onde serão inseridos quatro braços robóticos.
Os braços dos robôs transportam pequenos instrumentos para realizar a operação e uma pequena câmera, que irá fornecer uma imagem tridimensional e ampliada em até 20 vezes, com movimentos em múltiplas direções. É importante ressaltar que o robô não faz nada sozinho. Ele apenas reproduz os movimentos das mãos do cirurgião durante todo o procedimento, garantindo uma ampla liberdade e precisão de movimento.
A cirurgia robótica é considerada um tratamento revolucionário para diversas doenças de caráter urológico, principalmente no tratamento do câncer de próstata. Cada vez mais reconhecida como um método seguro, eficiente e com resultados mais vantajosos, a cirurgia robótica oferece diversos benefícios, como:
- visão tridimensional e ampliadas dos órgãos internos;
- maior precisão dos movimentos cirúrgicos;
- menor sangramento durante a cirurgia;
- menor tempo de internação;
- menores riscos de complicações;
- recuperação mais rápida, com menos dor e desconforto;
- riscos de incontinência urinária e impotência sexual, consideravelmente, menores.
O cenário da cirurgia robótica no Brasil
A primeira cirurgia robótica realizada no Brasil aconteceu em 2008, no Hospital Israelita Albert Einstein, localizado em São Paulo. Após 13 anos, o número de procedimentos vem crescendo gradativamente, impulsionados, sobretudo, pelos diferenciais oferecidos pela cirurgia robótica.
Segundo dados da H. Strattner, única empresa que comercializa o equipamento no Brasil, já foram realizadas mais de 30 mil cirurgias robóticas no país, contabilizando todas as especialidades médicas. Os procedimentos são realizados, principalmente, na região Sudeste.
Ainda de acordo com a empresa, entre agosto de 2018 e fevereiro de 2020, o número de equipamentos de robótica cirúrgica instalados no Brasil saltou de 40 para 76, o que representa um crescimento de mais de 90%. Atualmente, cerca de 1.200 cirurgiões em mais de 14 especialidades médicas são certificados para a realização da cirurgia robótica.
Desafios da popularização
Apesar do crescimento, a cirurgia robótica no Brasil ainda tem um longo caminho pela frente para se tornar um procedimento comum. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, cerca de 90% dos procedimentos cirúrgicos para tratar câncer de próstata já são realizados por meio da cirurgia robótica.
O alto custo do robô Da Vinci – cerca de R$12 milhões – é um dos empecilhos para o aumento no número de equipamentos no país, além de ser necessário pagar uma taxa de manutenção preventiva que gira em torno de R$800 mil por ano. Para somar, o equipamento pesa mais de 500 quilos, o que exige uma estrutura adequada para sua instalação.
O baixo número de profissionais habilitados para a realização do procedimento também dificulta a popularização da cirurgia robótica. No Brasil, apenas o Hospital Sírio Libanês oferece uma especialização em cirurgia robótica para diversas especialidades. Já os treinamentos especializados em urologia são realizados em hospitais dos EUA que já possuem o equipamento com suporte de cirurgiões com grande experiência.
Os médicos a serem treinados são selecionados por estes hospitais e, somente após, estudos, acompanhamento e prática cirúrgica, o cirurgião poderá receber a certificação internacional comprovando que está preparado para a realização do procedimento.
Previsões futuras para a cirurgia robótica no Brasil
Com benefícios cada vez mais visíveis para diversas especialidades médicas, o aumento na realização de cirurgias robóticas deve ocorrer de maneira gradual no Brasil. A tendência é que o Sistema Cirúrgico Da Vinci passe a ter um preço mais acessível, em virtude da entrada de novas marcas no mercado internacional.
O acesso à cirurgia robótica no Brasil também deve ser facilitado nos próximos anos. Atualmente, o procedimento não está disponível pelo SUS e também não faz parte do rol de procedimentos de cobertura obrigatória da grande maioria das operadoras de saúde.
Quer saber mais sobre os benefícios e indicações da cirurgia robótica? Agende uma consulta comigo para avaliação individual em Balneário Camboriú ou Itajaí.
Dr. Leonardo Ortigara
Categorias
Câncer de Próstata (25) >
Impotência sexual (20) >
Incontinência urinária (14) >
Litíase renal (3) >
Notícias (24) >
Reversão de Vasectomia (3) >