Conheça os benefícios da testosterona em gel
Atualizado em 31 de março de 2022 | Publicado em 31 de março de 2022Por: Dr. Leonardo Ortigara
Conheça os benefícios da testosterona em gel
A testosterona em gel, também conhecida como androgel, é uma opção para os pacientes que precisam fazer a reposição hormonal, como nos casos de andropausa e outras doenças crônicas.
A partir do seu uso diário, é possível aumentar os níveis desse hormônio no sangue e, assim, combater os sintomas que tendem a trazer grandes desconfortos aos pacientes, como:
- falta de equilíbrio no humor;
- incapacidade de ter ou manter uma ereção;
- perda de força e
- ganho de gordura.
Vale ressaltar que esse produto nunca deve ser utilizado sem a devida recomendação médica e o acompanhamento do especialista. Inclusive, o excesso de testosterona pode ter sérias consequências para a saúde, como infertilidade, problemas no fígado, maior risco de trombose e parada de produção da testosterona.
Quer saber mais? Então, continue esse artigo e tire todas suas dúvidas sobre a testosterona em gel, sua indicação, sua forma de utilizar e os seus benefícios para a saúde.
O que é a testosterona em gel?
Quando um homem é diagnosticado com baixa testosterona, recomenda-se a reposição hormonal para normalizar o nível desse hormônio no sangue. Isso pode ser feito de diversas formas, dependendo diretamente da quantidade que precisa ser reposta, assim como da preferência do paciente.
Pode-se optar por utilizar medicamentos orais, injeções mensais, adesivos diários, implantes do hormônio ou a testosterona em gel, tema do nosso artigo de hoje.
Essa última opção, assim como o nome já sugere, vem disponível em gel que deve ser espalhado pela pele, de preferência em áreas sem pelo, como no interior do braço e ombros, por exemplo.
Após a aplicação, é importante esperar a absorção do produto para colocar uma peça de roupa ou ter algum contato físico com alguém, uma vez que isso pode reduzir a dose pela fricção direta.
Esse período de absorção leva entre 5 e 10 minutos, ou seja, não é algo que atrapalha a rotina do paciente.
Quais são os benefícios da testosterona em gel?
A testosterona em gel traz todos os benefícios que a reposição hormonal proporciona para o homem de forma geral, como:
- aumento da densidade óssea e da massa magra;
- recuperação da força;
- restauração da libido;
- capacidade de ter e manter uma ereção para se relacionar sexualmente e
- melhora do humor e das funções cognitivas.
Em relação ao uso desse produto ao invés de qualquer outro tipo de aplicação, pode-se citar a rápida ação hormonal, uma vez que a testosterona é absorvida pela pele. Em apenas alguns dias após iniciar a aplicação já é possível sentir os seus efeitos.
E o malefício?
O malefício da testosterona em gel está na redução significativa dos níveis hormonais caso o produto não seja utilizado durante um ou mais dias. Além disso, o paciente deve se atentar para o uso da quantidade indicada pelo médico, cuidando para não passar a mais ou a menos do recomendado.
Dessa maneira, esse método de reposição hormonal é contraindicado para os pacientes que têm dificuldade em aderir ao tratamento e podem esquecer de fazer a aplicação diária. Nesses casos, recomenda-se o uso de implantes ou injeções mensais.
Vale ressaltar novamente que apenas um médico especializado poderá ajudar você na escolha do método ideal para o seu caso. Converse com ele e seja sincero sobre sua rotina e sua experiência com outros tratamentos.
Quando a testosterona em gel é indicada?
A testosterona em gel é indicada para todos os pacientes que precisam realizar a reposição hormonal que não têm:
- diagnóstico ou suspeita de câncer de próstata ou de mama e
- hipersensibilidade à testosterona ou outro componente do gel.
Além disso, em hipótese nenhuma, o medicamento deve ser utilizado por mulheres ou por homens que desejam aumentar a sua massa muscular. Como já falado acima, o uso sem recomendação médica pode trazer consequências graves para a saúde.
Normalmente, a testosterona em gel é indicada para o tratamento do hipogonadismo, doença que reduz esse hormônio no sangue, que pode ter diversas causas, entre as principais estão:
- envelhecimento;
- estresse;
- obesidade;
- tumores na hipófise;
- efeito de medicamentos e
- doenças crônicas.
Antes do início do tratamento, o paciente deve realizar exames de sangue para confirmar se realmente há a necessidade da reposição e, caso sim, o médico irá estudar a dosagem para normalizar os níveis hormonais de acordo com o histórico do paciente.
E se a adaptação a testosterona em gel não for boa?
Na hora de escolher qual o método de reposição hormonal é o ideal, é comum ficar com dúvida e se preocupar com a adaptação, principalmente no caso da testosterona em gel.
Sempre falo para os meus pacientes que todo o tratamento conta com um período de ajuste e que é possível alterar o método utilizado caso ele não se adéque a sua rotina. No caso da reposição hormonal, pode-se optar pelas outras formas disponíveis, como os medicamentos, a injeção, o adesivo ou o implante.
Faça o acompanhamento médico regularmente, compartilhe como está o uso da testosterona e, caso você não consiga se adaptar, converse para encontrar outra forma de realizar esse tratamento.
Ainda ficou com alguma dúvida sobre a testosterona em gel? Então entre em contato comigo e vamos conversar mais sobre esse tema.
E se você curtiu o artigo, não deixe de me seguir no Instagram e no Facebook para mais conteúdos sobre saúde masculina e urológica.
Dr. Leonardo Ortigara
Categorias
Câncer de Próstata (25) >
Impotência sexual (19) >
Incontinência urinária (14) >
Litíase renal (3) >
Notícias (23) >
Reversão de Vasectomia (3) >